quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Visita de estudo - Maciço Estremenho

 No dia 5 de fevereiro de 2018, as turmas 10º C e D realizaram, no âmbito das disciplinas de Biologia e Geologia, Economia A, Geografia A e História A, uma Visita de Estudo ao Maciço Calcário Estremenho. Os alunos foram acompanhados pelas professoras Maria do Carmo Nunes, Leonor Proença e Clara Martinho.
Durante a manhã, os alunos visitaram a fábrica ATLANTIS, onde puderam estar em contato com um ambiente de produção de vidro e cristal, de reconhecimento internacional, aí apreciaram e manifestaram o seu espanto, e simultaneamente admiração, por um processo de trabalho ainda tão artesanal e a necessitar do esforço humano, numa época de tanta tecnologia.
De seguida os alunos almoçaram em Alcobaça, onde “descobriram” os amores de Pedro e Inês.
Continuando a viagem, a paragem seguinte foi em S. Mamede, nas Grutas da Moeda e no Centro de Interpretação Ciência-Ambiente. Nas Grutas da Moeda os alunos tiveram oportunidade de viajar até à origem do Maciço Calcário Estremenho e compreender a formação das grutas cársicas. O momento alto da visita foi a descida de 45 metros pela gruta.
Antes de terminar a viagem fez-se a última paragem numa das maiores joias do gótico português: o Mosteiro da Batalha. Aí, os alunos apreciaram, para além da imponência da construção e da beleza dos vitrais, os túmulos reais. Também o túmulo do Soldado Desconhecido mereceu uma reflexão sobre o primeiro grande conflito do século XX. A visita terminou mesmo, com uma passagem pelas capelas imperfeitas, ou mais corretamente, inacabadas, que mereceram a admiração de todos, pela beleza da arte decorativa.
Com a visita foram alcançados os objetivos propostos: os alunos consolidaram os conteúdos lecionados através da observação direta, foram motivados para novos conteúdos e desenvolveram competências inter-relacionais.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação do momento

Visita a Aveiro