sábado, 6 de janeiro de 2018

Visita de estudo


No dia 4 de janeiro, as turmas do 12º ano dos cursos científico-humanísticos da Escola de Cristina Torres participaram numa visita de estudo, a Lisboa, no âmbito da disciplina de Português.

Assim, no período da manhã, divididos em três grupos e orientados por um guia, na Fundação Calouste Gulbenkian, alunos e professores visitaram a exposição “Artes e Letras no Modernismo Português”. Todos puderam observar diversas obras de escultura e de pintura, do início do século XX, associadas à ideia de modernidade e de reinvenção de valores estéticos, em interação com textos como oManifesto Anti-Dantas, de Almada Negreiros, ou o poema "Mar Português", de Fernando Pessoa, entre outros. Puderam ainda observar as primeiras edições de revistas e de livros publicados na época. De tarde, a visita teve início na Fundação José Saramago (Casa dos Bicos) onde foi feita uma breve abordagem à vida e à obra de José Saramago. Depois, seguiu-se um percurso literário pedestre, inspirado na obra O Ano da Morte de Ricardo Reis, tendo sido revisitados todos os locais de Lisboa, frequentados pelas personagens intervenientes na obra, onde decorreram as ações mais marcantes. Um dos grupos teve o privilégio de ser guiado pelo professor Miguel Real, um escritor e investigador premiado e reconhecido, que dispensa apresentações.
Os objetivos da visita foram atingidos. Além do incremento da relação entre pares, cada um dos participantes olhou, mesmo que por instantes, para as diversas formas de arte não como objetos isolados entre si, mas como manifestações humanas que ajudam a refletir, a cimentar o espírito crítico e a formar cidadãos mais competentes.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação do momento

Carolina Oliveira Fernandes. 16 anos. Lançadora de Peso.