terça-feira, 28 de novembro de 2017

Dia da Floresta Autóctone no AEFN

O dia 23 de novembro foi o Dia da Floresta Autóctone. Foi celebrado no Agrupamento de Escolas Figueira Norte (AEFN) com várias atividades práticas que envolveram alunos do EB e dos Cursos Profissionais, que começaram por identificar todas as árvores da escola Cristina Torres, mapeando as autóctones já existentes e plantando um bosquete de carvalho cerquinho, roble e sobreiro com plantas oferecidas pelo departamento Florestal da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), nossa parceira. Na escola Pintor Mário Augusto também foi criado um alfobre de autóctones, uma “Árvore dos Compromissos” e uma exposição de pinturas e de fichas identificativas de espécies arbóreas. 

Os alunos dos cursos profissionais do AEFN participaram também nas atividades de comemoração do dia da Floresta Autóctone na Escola Superior Agrária de Coimbra onde assistiram a palestras sobre a Floresta Autóctone e sobre os Fogos de 2017, assistiram à poda em altura do Pinheiro manso mais antigo da instituição e participaram na plantação de medronheiros e carvalhos nos jardins da escola.

Todas estas atividades constituem um importante contributo para a educação dos jovens cidadãos, sensibilizando-os para a proteção da natureza, nomeadamente para a sustentabilidade dos ecossistemas florestais. Esta comemoração enquadra-se no objetivo global do desenvolvimento sustentável nº 15 que preconiza proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação do momento

Crónica do mês - dezembro